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A história dos caminhões passa, especialmente, por três períodos - motores movidos a vapor (combustão externa), à gasolina (combustão interna) e a diesel. No primeiro momento, carros e caminhões têm como antepassado o “fardier”, o automóvel a vapor construido por Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Em 1989, Gottlieb Daimler desenvolveu o primeiro motor de combustão interna. Em seguida Peugeot, Benz e Renault construíram também seus motores a partir desta tecnologia. É desta época também, os vários avanços na tecnologia dos caminhões, da constituição dos motores aos pneus. No mesmo período, Ford e Renault entram no mercado de caminhões pesados. Por último, os motores a diesel, em caminhões, só se tornaram comuns na europa a partir dos anos 20. Os Estados Unidos foram resistentes ao uso do diesel e só começou a usá-lo a partir dos anos 70, até então ainda predominavam os motores movidos a gasolina. Em 1934 chegaram os primeiros caminhões da Volvo no Brasil, que ficaram famosos por causa de sua qualidade, robustez e resistência ao rodarem na extremamente precária malha rodoviária nacional das décadas de trinta e quarenta. No entanto, as montadoras começaram seus trabalhos a partir dos anos 50. O primeiro caminhão fabricado no país foi o L-312 da Mercedez Benz., em 1956. O motor de 6 cilindros em linha e injeção direta, desenvolvia 100 cavalos. A Ford lançou, em 1957, o F-600 com motor V8 de 4,5 litros a gasolina, com 161 cv de potência e capacidade de 6,5 toneladas. O L-75 foi o primeiro modelo fabricado pela Scania aqui no país, que passou a rodar a partir 1959, com motor importado da Suécia e cerca de 35% das peças de fabricação nacional. Nos últimos anos, somente em 2012, quase 140.000 caminhões foram emplacados no país. As montadoras Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford detêm juntas quase 70% desse mercado no Brasil. Os cinco modelos mais vendidos nesse período foram os caminhões 24250, 8150, 9150 e 13180 da Volks e o 710 da Mercedes. Com tantas opções no mercado, que também sempre apresenta novidades, uma opção para comprar caminhões mais baratos, mas em boas condições de trabalho, é adquirir uma veículo usado. Desde que se tome os devidos cuidados com a procedência, confira as condições de rodagem e a documentação, este pode ser um excelente negócio. Algumas lojas facilitam o financiamento de caminhão usado.

A palavra van tem origem da palavra inglesa caravan, que eram as carruagens cobertas de tecido características do período do Velho Oeste americano. Atualmente, van é um tipo de veículo empregado no transporte de carga ou grupo de pessoas. Em sites de comércio de automóveis é fácil encontrar muitos modelos de vas à venda, destinados a diferentes usos e funções. Uma das atividades mais comuns é o transporte de passageiros, tanto rodoviário, em viangens entre cidades, quanto urbano, para levar crianças a escola, ou mesmo uma alternativa aos ônibus coletivos. Também existem os modelos furgões, usados exclusivamente para transportar mercadorias, e chassi, no qual pode ser colocador uma carroceria, que são alternativas salvadoras em locais que a passagem de caminhões maiores não é possível ou permitidas. Veículos como as vans, possuem aproximadamente o mesmo tamanho e largura de um carro grande, sendo, no entanto, bem mais alto e geralmente com um vão maior em relação ao solo. Há uma variedade de tamanhos e modelos, específicos para se adequar as necessidade do proprietário, que vão desde os modelos menores, como a Towner, aos mais robustos, com cerca de cinco metros, tal qual a Sprinter da Mercedes-Benz. No mercado está disponível a van Sprinter à venda com até 4 opções de lugares: 9+1, 15+1 e as exclusivas 17+1 e 20+1. Os modelos mais confortáveis oferecem assentos originais de fábrica e ar-condicionado com saídas no painel e no teto. Quem opta por comprar uma van usada ou seminova deve ter os mesmos cuidados ao adquirir qualquer outro veículo de segunda mão. Busque saber as condições de conservação do automóvel, informe-se se as manutenções e revisões foram feitas com regularidade e não deixe de tirar todas as dúvidas com o vendedor antes de fechar negócio. Na internet existem inúmeras ofertas de vans usadas à venda, mas é preciso conhecer a procedência do vendedor e estar seguro de que está comprando de um fornecedor confiável. Afinal, quem busca este tipo de veículo está a procura de uma ferramenta de trabalho.