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A história dos caminhões passa, especialmente, por três períodos - motores movidos a vapor (combustão externa), à gasolina (combustão interna) e a diesel. No primeiro momento, carros e caminhões têm como antepassado o “fardier”, o automóvel a vapor construido por Nicolas-Joseph Cugnot construído em 1769. Em 1989, Gottlieb Daimler desenvolveu o primeiro motor de combustão interna. Em seguida Peugeot, Benz e Renault construíram também seus motores a partir desta tecnologia. É desta época também, os vários avanços na tecnologia dos caminhões, da constituição dos motores aos pneus. No mesmo período, Ford e Renault entram no mercado de caminhões pesados. Por último, os motores a diesel, em caminhões, só se tornaram comuns na europa a partir dos anos 20. Os Estados Unidos foram resistentes ao uso do diesel e só começou a usá-lo a partir dos anos 70, até então ainda predominavam os motores movidos a gasolina. Em 1934 chegaram os primeiros caminhões da Volvo no Brasil, que ficaram famosos por causa de sua qualidade, robustez e resistência ao rodarem na extremamente precária malha rodoviária nacional das décadas de trinta e quarenta. No entanto, as montadoras começaram seus trabalhos a partir dos anos 50. O primeiro caminhão fabricado no país foi o L-312 da Mercedez Benz., em 1956. O motor de 6 cilindros em linha e injeção direta, desenvolvia 100 cavalos. A Ford lançou, em 1957, o F-600 com motor V8 de 4,5 litros a gasolina, com 161 cv de potência e capacidade de 6,5 toneladas. O L-75 foi o primeiro modelo fabricado pela Scania aqui no país, que passou a rodar a partir 1959, com motor importado da Suécia e cerca de 35% das peças de fabricação nacional. Nos últimos anos, somente em 2012, quase 140.000 caminhões foram emplacados no país. As montadoras Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford detêm juntas quase 70% desse mercado no Brasil. Os cinco modelos mais vendidos nesse período foram os caminhões 24250, 8150, 9150 e 13180 da Volks e o 710 da Mercedes. Com tantas opções no mercado, que também sempre apresenta novidades, uma opção para comprar caminhões mais baratos, mas em boas condições de trabalho, é adquirir uma veículo usado. Desde que se tome os devidos cuidados com a procedência, confira as condições de rodagem e a documentação, este pode ser um excelente negócio. Algumas lojas facilitam o financiamento de caminhão usado.

A estrutura do veículo é composta principalmente pelo chassi automotivo, mecanismos hidráulicos que permitem a elevação da caçamba e o corpo de carga. O carregamento de materiais, geralmente, é realizado por uma pá carregadeira. A vantagem deste modelo de caminhão está na possibilidade de descarregar cargas de maneira independente por meio do mecanismo de elevação mecânica, que comporta um cilindro ou um par de cilindros, que podem ser telescópios, possuindo um longo alcance, que, ao erguer a caçamba, permitem que ela se incline automaticamente até um ângulo desejável e favorável da descarga. Este recurso promove a economia do tempo de descarga, minimizando a quantidade de força de trabalho utilizada nesta atividades, aumentando a produtividade e reduzindo os custos com o transporte. Com tantas opções no mercado, que também sempre apresenta novidades, uma opção para comprar uma caminhão caçamba mais em conta, mas em boas condições de trabalho, é adquirir um veículo usado. Desde que se tome os devidos cuidados com a procedência e conferindo a regularidade documentação, este pode ser um excelente negócio. Existe de uma ampla variedade de marcas e modelos de caminhões caçamba usados a venda, em várias faixas de preço. É possível encontrar facilmente o veículo mais indicado para tarefa que se pretende executar. Na internet, o lugar de adquirir caminhões caçamba usados e fazer um bom negócio é no Trucadão. Visite o site e confira diversos modelos e marcas com os preços mais acessíveis e as melhores condições de pagamento.