A palavra "trator", segundo o dicionário Oxford, foi utilizada pela primeira vez na Grã-Bretanha, em 1856, como sinônimo de motor de tração, logo, estes veículos representam máquinas matrizes de terraplanagem. São unidades autônomas que executam a tração ou empurram outras máquinas agrícolas para o aumento da tração de carga. Podem receber diversos implementos destinados a inúmeras tarefas, como , tracionar arados, carretas, plantadeiras. Com tantos os equipamento à disposição, o uso dos tratores podem ser modificados ou adaptados dependendo do trabalho a ser executado. No início, os primeiros tratores eram movidos à vapor (combustão externa). Em seguida, o desenvolvimento do trator a gasolina (combustão interna) foi estimulado pela necessidade de se reduzir a quantidade de mão de obra usada para manejar as máquinas a vapor. Por fim, surgiu o motor a diesel, encerrando a evolução em termos de combustível. Tratores são projetados e desenvolvidos para realizar muitas operações nas mais adversas condições de trabalho e possuem cinco características principais: o esforço do trator, que é a força para executar as funções de rebocar ou empurrar os utilitários ligados ao trator; a velocidade, dependendo do dispositivo de montagem (esteira ou rodas); a aderência, sua maior ou menor capacidade de se deslocar em chão de terra ou superfície revestida; a flutuação, que permite ao trator deslocar-se em terrenos de baixa capacidade de suporte; e o balanceamento, ou seja, a qualidade de boa distribuição de massas e de centro de gravidade à pequena altura do chão, que oferecem as condições de equilíbrio. Existem dois tipos de montagem para o deslocamento de tratores: sobre esteiras e pneumáticos (sobre rodas). O primeiro modelo, apesar de não ser tão comum nos campos, é ideal para esforços elevados, rampas de grande declividade e terrenos acidentados. Os pneumáticos são os mais tradicionais e necessitam de terrenos mais planos, com boas condições de suporte e aderência. Este modelo possui velocidade elevada, o que significa maior ganho produtivo. São compostos de um motor de combustão interna de várias potências, na maioria dos casos, a óleo diesel, automóvel com caixa de transmissão e diferencial traseiro reforçado, três ou quatro rodas com pneus traseiros grandes, com tração simples (4x2) ou total (4x4). Além desses itens, os tratores mais modernos também apresentam comodidades ao operador, como cabines com ar condicionado, computador de bordo, de transmissão hidráulica ou eletro-hidráulica, bancos antivibração e ergonômicos, comunicação local, localização por GPS e outras. Atualmente, o homem do campo está assumindo o perfil de empresário do “agribusiness” e tornando-se muito mais exigente com os resultados da produção, buscando tratores versáteis e econômicos que garantam o sucesso do investimento realizado.